sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Tudo sobre as máscaras de argila



Os benefícios da argila para a pele

Por ser um ingrediente de origem mineral, encontrado diretamente no solo, a argila tem um componente ativo que absorve a oleosidade da pele e tira manchas da mesma. É ótimo removedor de graxas da pele e dos cabelos, sem contar que possui efeitos adstringentes e secativos.
A argila usada como cosmético
A argila é um componente fundamental nas máscaras de limpeza de pele e tem efeito secativo para peles oleosas. Podemos encontrar a presença da argila também nos shampoos para cabelos oleosos ou em outros cosméticos como cremes para esfoliar e limpar a pele, clarear manchas superficiais da mesma ou até ativar a circulação, melhorando com isso a vitalidade da mesma.
A argila usada como terapia
Para quem ainda não sabe, a composição da argila, elemento de origem mineral, é: alumínio, (óxido de alumínio), sílica (óxido silício) e água. A argila atua na pele sendo ótima aceleradora da reprodução celular, além de afiná-la e clareá-la.
Ela promove a reconstituição do tecido cutâneo, uma vez que remove todas as células mortas, absorvendo as toxinas e impurezas. Muito boa e indicada também para massagens no couro cabeludo, atuando no crescimento dos fios do cabelo, pois estimula a circulação nos mesmos.
• São cinco os tipos de argila encontrados na natureza

A argila é determinada por sua cor e cada uma dela apresenta uma eficácia diferente da outra, consequentemente as indicações também são específicas.
- Argila branca 
Contém o maior percentual em alumínio, apresentando um pH muito parecido com o da pele. É indicada para peles sensíveis e desidratadas, principalmente quando essa é demasiadamente exposta ao sol. Possui também ação clareadora da pele, ação cicatrizante e suavizante.
- Argila verde 
Indicada para peles oleosas e acnes, possui ação adstringente, estimulante, bactericida, tonificante, secativa, analgésica e cicatrizante quando usada nas máscaras de tratamento de beleza. Ela retarda o envelhecimento da pele por nutri-la com sais minerais e absorver a radiação solar.
- Argila rosa 
É a mais suave de todas e por isso é indicada para peles sensíveis e delicadas. Sendo rica em ferro, é muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar, devolvendo o viço e brilho natural da pele e do cabelo, deixando-os sedosos e macios.
- Argila cinza
Por conter titânio em sua composição, é ótima para combater cravos e espinhas, funcionando também como esfoliante e antioxidante natural, o que retarda o envelhecimento da pele. Nos cabelos ela age como reguladora da seborreia.
- Argila preta 
Finalizando, temos a argila preta que pode ser encontrada como lama vulcânica e é muito utilizada para desintoxicar a pele, principalmente a oleosa. Essa é a mais nobre de todas elas por apresentar ações terapêuticas, sendo antinflamatória, antiartrósica e atua contra o stress. É um excelente agente rejuvenescedor.
• Máscaras faciais feitas com argila

As argilas mais encontradas são a branca e a verde, as quais podem ser compradas em lojas de cosméticos ou em pó, nos supermercados, casas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
- Para se fazer a máscara facial, adicione uma colher de sopa de argila em uma vasilha e faça uma mistura grossa, juntando com chá de camomila ou água mineral. Aplicar no rosto limpo, sem maquiagem, isolando a região dos olhos e dos lábios. Lave o rosto com água assim que  essa secar e espere umas duas horas para usar cremes ou maquiagem.
- A argila verde, por ativar a circulação, fará com que você sinta a pele repuxar e pinicar, mas é normal. Depois de lavar o rosto, a pele poderá estar vermelha, mas também é normal, devido ao fator a ativar a circulação da mesma.
Não custa nada recorrermos a produtos totalmente naturais e de fácil acesso a eles para podermos disfrutar de uma aparência saudável e bonita, sem gastar muito dinheiro.
Por Ana Virginia Miotto

Gostou eu uso e os resultados são ótimos , beijussss